terça-feira, 21 de agosto de 2012

TAPETE DE HISTÓRIA

O TAPETE DE HISTÓRIA surgiu num encontro de H.T.P.C. (hora de trabalho pedagógico coletivo).Foi lançado a ideia, onde a direção, coordenação e algumas professoras se prontificaram em auxiliar, por serem crianças de 5 a 6 anos.

1º passo - Selecionar dentre as histórias contadas na hora do conto no quiosque. Em "votação rápida" com as crianças, a escolha foi "VIVIANA - RAINHA DO PIJAMA" - Steve Webes.

2º passo - Desenharam em folha sulfite a cena (ilustração) que mais gostaram, pintaram utilizando giz de cera e lápis de cor.

3º passo - Organização de todo o material que seria necessário para a confecção do tapete (tecidos, tintas, pincéis, etc)
4º passo - Distribuição de tarefas entre a equipe que nos auxiliaram.


5º passo - Mãos a obra, pintaram nos quadros de tecido a mesma ilustração (desenho) que fizeram no papel sulfite.




6º passo - Montagem do tapete e da sacola (onde o tapete será transportado para a casa do aluno).



7º passo - Recontar a história tendo o tapete ao centro para explorá-lo (professor e alunos).

8º passo - Explicar para o aluno que será feito sorteio e que ao levar para casa o tapete de história, deverá reunir a família em um ambiente onde o tapete será estendido e todos sentarão sobre ou em volta para ouvir a história e observar os desenhos.


9º passo-  Fazer o sorteio para que cada dia um aluno possa levá-lo para casa juntamente com o livro e o caderno de relatos, onde a família poderá relatar o que sentiram ao realizar essa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário